Eu costumava acordar, buscar direto meu celular e já me perder em uma série de informações e notificações sem sentido. Essa batalha virtual continua ao longo do dia, me afastando de concluir tarefas importantes. Eu estava distraído, ansioso e ineficiente como um líder. Eu sabia que precisava mudar, mas não conseguia me libertar desses conteúdos que me mantem prisioneiro desse ciclo.
Esse problema não é incomum, executivos ao redor do mundo vivem essa batalha diária praticamente dessa mesma maneira. Dois grandes desafios estão destruindo nossa habilidade de concentração.
Primeiro, estamos cada vez mais sobrecarregados com distrações vindo em nossa direção de várias direções de diversos aplicativos. O uso de smartphone e tablets, nos prende ao longo de mais de 12horas por dia, esse estado hiperconectado não nos deixa processar, recarregar e focar no que devemos realmente fazer.
Segundo, nós confiamos excessivamente em reuniões como a forma padrão de interação com outras pessoas no trabalho. Estudos indicam que nós passamos entre 35-55% do nosso tempo em reuniões e se queremos realmente estarmos focados em algo, isso precisa mudar.
Você e o seu negócio irão se beneficiar muito se você conseguir atacar esses dois pontos. Siga essas 4 atitudes para mudar esse cenário e se tornar mais produtivo.
1. Pratique a atenção plena (mindfulness) o principal e mais simples erro que cometemos é como nós começamos nosso dia. Nós já acordamos e checamos o celular, isso é um péssimo hábito de acordo com a psicóloga de Stanford, Emma Seppala, autora de Happiness Track. Como ela diz em seu livro “por estarmos constantemente criando disparos de stress (checar celular), nós estamos bloqueando nossas habilidades cognitivas, como memória e atenção” e são dois pontos que necessitamos desesperadamente. Então, o que devemos fazer? Pratique essas atitudes ao acordar: respire fundo e tente meditar por uns 20min, simples fato de ficar em silencio, sem TV, celular etc já ajuda. Quando começamos o dia assim, começamos a ficar mais fortes emocionalmente resultando em mais calma e logo, tomar decisões corretas.
2. Organizar tarefas | To do List. Um outro erro comum é deixar que os outros dominem seu calendário, particularmente pela manhã. Temos que garantir tempo suficiente para tarefas complexas e criativas. Como empreendedor, investidor e criativo, Paul Graham escreveu um artigo que fez muito sucesso entre o mundo corporativo americano, chamado “a single meeting can blow an entire day”, nesse texto ele deixou claro que é fundamental ter um tempo dedicado exclusivo para tarefas criativas e não encaixar tarefas assim dentro de “buracos” na agenda. Nós temos o grande erro de acreditar que somos capazes de sermos multitarefa com eficiência, mas pesquisas mostram que nós somos terríveis nisso. Solução: ao invés de brigarmos para fazer o que importa, você pode tirar proveito do seu ritmo corporal natural, foque em tarefas mais complexas pela manhã, evite reuniões pela manhã e vá “apagando os incêndios” após esse período criativo. Outra dica importante é, evite reuniões com grupos grandes de pessoas.
3. Limpe sua mesa. Como está a sua área de trabalho no computador? Seus arquivos? A tela principal do seu smartphone? Tudo isso parece irrelevante mas exercem papel fundamental na sua produtividade e na qualidade do seu trabalho em um grau que não fazemos ideia. Organizar-se tem um grande impacto na nossa rotina, leia o livro “the life changing magic of tidying up” já existe em português. Manter um ambiente limpo e organizado, tanto físico quanto digitalmente, é essencial para manter-se focado. Não deixe papel espalhado em cima da mesa, crie pastas para organizar sua área de trabalho (não fique com vários arquivos soltos) silencie todas as notificações não importantes do seu telefone.
4. Preserve os intervalos. Nós nos condicionamos a sair de uma reunião para outra, isso é improdutivo para o cérebro, segundo estudos perdemos aproximadamente 70% do conteudo da última reunião se fizermos outra na sequência. Se você quer evitar o desperdício ou a sensação de “burn out” separe 20 min entra uma reunião e outra, no mínimo, isso ajudará sua absorção e evitará a desgaste.
Ficar focado não é fácil, mas seguindo os passos acima, você alcançara essa habilidade fundamental para alcançar o sucesso.