É um fenômeno real, universal e recorrente, que leva as pessoas a NÃO FAZER o que TEM QUE SER FEITO. Tudo o que é novo, diferente e desconhecido provoca medo e ameaça na maioria das pessoas. Como fomos ameaçados a extinção, resultou em um extinto, de NÃO FAZER, isso bloqueia e trava a pessoa, tornando-a improdutiva e ineficiente. Esta ameaça de extinção colocou as pessoas em um lugar muito limitado chamado Zona de Conforto (ou zona de segurança).
Quando se está disposto, e pasmem, apenas 20% das pessoas estão, a abrir mão dos hábitos, naturalmente existe desconforto e um sofrimento, pois é natural passar por um período de incompetência frente ao que é novo. O homem comum é talhado e gosta da rotina, tende a repetir. Pequenas mudanças nos aproximam de uma área desconhecida (fora da zona de conforto) gerando um novo status, uma nova condição.
Frente a este abismo, busquei uma saída! Por que eu mesmo não conseguia compreender tudo isso, sempre busquei o novo e o desconhecido. A solução é ensinar as pessoas a PENSAR como resolver os problemas, e não como fazer. Deve-se deixar claro os parâmetros do que deve ser feito. Muitos trilham outros caminhos, jogando a toalha e tentando outro esporte sem medo que particularmente considero pior do que tentar se mudar e patinam vida afora e continuam sendo as mesmas sempre!
Em resumo, as pessoas não fazem as coisas por que não sabem fazer, não querem fazer ou tem algo atrapalhando (interna ou externamente) e isso tudo por estar em uma zona de conforto e a simples saída é mudar a percepção. A chave do sucesso é simples, basta fazer o que tem que ser feito