Foi por esses dias que ouvi na rádio CBN que o mercado de vinhos cresceu muito em 2020 no mundo todo[1]. Segundo o analista, o motivo foi o aumento do consumo por meio da internet. Explico: em razão da Covid-19, as pessoas diminuíram a ida a vinícolas e aos mercados; aí, optaram por adquirir o produto de forma online. O resultado foi positivo. A partir do que aconteceu com esse setor, somado a informações que já temos disponíveis, podemos afirmar que o consumo pela internet irá crescer cada vez mais em 2021. E é sobre este assunto que desejo conversar um pouco hoje.
Já falamos por aqui que o novo coronavírus parou a economia mundial, gerando desemprego e afins. Também já abordamos o impacto da pandemia na evolução da tecnologia no mundo. Ao que me parece, esse aspecto positivo tem relação direta com o consumo pela internet. Em Maringá, por exemplo, restaurantes e bares tiveram de se adaptar às plataformas digitais para continuar vendendo diante da série de restrições impostas pela prefeitura. Em um primeiro momento, claro, é algo estranho, gerando reclamação de todas as partes. Depois, com clientes fazendo pedidos pela internet, evitando que a produção ficasse parada e gerasse prejuízo ao estoque, parte do empresariado ficou satisfeita. Nem tudo está perdido.
Dados mostram que o consumo digital aumentou 60% devido à pandemia[2]. É um caminho sem volta, queiramos ou não. O mundo diante dos nossos dedos, seja usando um notebook ou um smartphone, permite que façamos o que quisermos dentro do conforto da nossa casa — e isso vale para tudo. Sentado na sala, você pode comprar um livro, alugar um filme, pedir comida. Ao clicar no botão “confirmar”, giramos a economia. Parece mágica, mas é tecnologia. O digital já estava aí. Neste 2020, ficou ainda mais consolidado.
Nesse sentido, há novas tendências sobre as quais precisamos ficar atentos. Em destaque, a educação. Por conta da Covid-19, escolas e faculdades tiveram de se adaptar. Como já falamos por aqui, há problemas que surgiram em relação ao momento: tarefas não são concluídas, alunos trancam o curso. Toda novidade traz desafios inéditos. Precisamos estar preparados para eles. Indo além, há o consumo do streaming, por meio de plataformas como Netflix, que também cresceu. Apesar de ser algo distante da realidade muitas pessoas, o mercado do audiovisual tem aumentando exponencialmente ao longo dos últimos anos. Ter mais gente gastando dinheiro nele significa mais empregos, resultando em mais produções. A qualidade dos seriados e filmes tende a aumentar. Nós, consumidores, agradecemos.
Quanto à economia de modo geral, a tendência, como já conversamos, é de crescimento em 2021, tanto no Brasil como nos principais países. O consumo digital não dá e nem dará conta de resolver todo problema gerado por conta da Covid-19. Fica claro, então, que, enquanto não houver a vacina para todos nós, voltar ao que era antes será impossível. Entretanto, é fato que o consumo digital cresceu e irá aumentar cada vez mais no Brasil e no mundo. Podemos comprar quase tudo a partir de poucos cliques. Nesses últimos dias do ano, adquirir um vinho dessa forma não me parece uma má ideia.
Falando em fim de 2020, desejo a você um Feliz Natal.
[1] Conferir: https://m.cbn.globoradio.globo.com/media/audio/326634/comercio-de-vinhos-vai-bem-durante-pandemia.htm;
[2] Conferir: https://www.ecommercebrasil.com.br/noticias/consumidores-aumentaram-compras-online-coronavirus/;