Criticism

O que ganhamos quando reclamamos das pessoas?

A palavra reclamar pode significar exigências, protestos, queixas, reivindicar, solicitar, demandar. O sentido deste artigo é pensar sobre a reclamação no sentido de críticas, queixas e condenações que sem perceber muitas vezes fazemos contra as pessoas. Existem muitas situações que as pessoas reclamam, e a base de tudo isso é a comparação e atingir expectativas. O fato é que dentro do limite da normalidade, sempre haverá pessoas melhores e piores em diversos aspectos de nossas vidas. Dale Carnegie escreveu em seu livro best seller “Como fazer amigos e influenciar pessoas” um primeiro princípio de lidar com pessoas: não critique, não condene e não se queixe. O subtítulo deste capítulo é o seguinte “se quiser tomar mel não chute a colmeia”.

No âmbito de relações humanas, nunca vi nenhuma situação vantajosa que uma crítica trouxe, por que é um tipo de punição, que deixa as pessoas na defensiva, fere o orgulho das pessoas, mancha seu senso de importância e gera ressentimentos. Quando nossas expectativas não são atendidas, nós temos a tendência culpamos todos, menos a nós mesmos, já as pessoas criticadas sempre buscarão desculpas e justificativas. Uma pessoa evoluída, madura, um líder jamais se queixa e reclama, ao invés disso, busca a melhor solução frente às situações da vida.

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