Site-Eneagrama

Uma Visão do Eneagrama acerca do Momento atual

Muito se fala do Eneagrama da Personalidade, e habitualmente é como o Eneagrama é mais conhecido mundialmente. Temos a impressão, por vezes, de que ao se tratar do uso da palavra Eneagrama, estamos falando de tipos de pessoas e basicamente nos referindo a elas por número ou padrões de comportamento.

Isso é uma parte de como podemos conhecer ou utilizar essa ferramenta grandiosa que é o Eneagrama, no entanto, sabemos que ele é muito mais do que isso e possui também outras aplicações as quais podemos lançar mão para compreender além das pessoas os fenômenos do Universo, da Natureza, Culturas e momentos.

Não é possível conhecer o mundo sem primeiro conhecer a si mesmo, já dizia Sócrates: “Conhece-te a ti mesmo”, também é bíblico e a ética do Eneagrama também nos aponta como primeiro item: Conheça a si próprio primeiro. Costumamos dizer às pessoas que quando limpamos nossa janela (e nossa janela da consciência, ainda que fixada em apenas um ponto de vista), teremos maior capacidade de observar e reconhecer como funcionam as demais pessoas.

Olhando um pouco agora para o Momento atual de nosso Brasil, podemos perceber algumas reações de um povo que, aos olhos de muitos, pode parecer algo extremamente novo e inesperado e por alguns ainda, inusitado. Por outro olhar, quem sabe, altamente previsível, para um povo de cultura referenciada como 7 no Eneagrama. Isso mesmo, um povo alegre espontâneo, vivaz, de bom humor, que ri de muitas coisas, que faz piada com as coisas, com as dificuldades, que tem magia no olhar, que samba, que procura enxergar os aspectos positivo das coisas, que acredita que o melhor está por vir, que tem muitas ideias, que faz várias coisas ao mesmo tempo, que aproveita a vida, que vive o Carnaval, que pode deixar acabar em pizza, que tem habilidade de improvisar, que acredita que nada de ruim acontece aqui, que no final tudo sempre acaba bem.

Esses são apenas alguns aspectos da cultura do povo brasileiro, mas a energia que rege o povo brasileiro tem sintonia com isso e assim também somos reconhecidos fora do Brasil, os americanos nos vêm assim, os europeus nos vêm assim e os asiáticos nos vêm assim. Isso não significa que todo brasileiro funciona desta maneira, mas o coletivo é movido pela sintonia o que propicia estar sujeito à influências dessa sintonia.

Sim, e agora o que acontece com o jovem que dizia: “Não adianta fazer nada, isso não muda, a política é assim, o Brasil é assim, o político não vai mudar, a corrupção …, e de fato ninguém fazia nada ou ainda buscava algo prazeroso para fazer.

A Lei Universal do 7, representada pelas retas internas do Símbolo do Eneagrama, em um de seus aspectos nos ensina que no Universo, tudo está em constante mudança e transformação, que tudo ao mudar nunca termina da mesma forma que começou. E neste sentido o ponto 7 do Eneagrama está fortemente ligado e envolvido por essa Lei Universal, e a cultura 7 do povo brasileiro não foge disso.

Para tirar o povo 7, de seu modo de operação costumeiramente conhecido, parece que não foi suficiente acessar o ponto 5, com muita análise externa e observação, porque rapidamente voltava-se ao ponto 7 com muito humor e racionalização, acreditando que no final tudo ia dar certo ou que ainda não era o final. Por isso, o jovem, especialmente o jovem, por perceber que iria perder a sua liberdade no futuro, que estaria aprisionado de suas decisões e espontaneidade, percebendo que poderia passar novamente por situações de dor e sofrimento experimentadas no passado pelo nosso País, em momentos de crise financeira.  Ai, crise! De novo! Infelizmente ou Felizmente, isso levou ao ponto de estresse, seguindo para o ponto 1, tornando-o irritado, indignado com tudo e com todos, e manifestando a sua Raiva Justa. Pedindo justiça, e não havendo nada específico mesmo para solicitar, porque são tantas injustiças que agora e tudo e não somente a última tarifa nova a ser cobrada. Alguns, é fato, hostis, vândalos, a menor consciência em alguns e maior estresse pegando o pior deste ponto também.

Com mais observação podemos perceber que esse movimento, embora acessando o ponto 1, ele não necessariamente se mantém um constante estresse, sugere inclusive um momento de maior consciência, ocasionalmente o chamamos a Raiva Justa do Ponto 1.

Se Benção ou Desgraça ninguém sabe, estando no Ponto 1, vamos perceber duas influências laterais agora: 1) do ponto 9, que pode relaxar e deixar assim para não se incomodar mais, ou mais consciente, manter o protesto pacificamente acessando toda a força e enraizamento na AÇÃO CORRETA do ponto 9; 2) do ponto 2, manter a autoestima elevada, acreditando que vai ter que funcionar e inclusive agora e pelos outros e não só por mim, é o jovem colocando-se a serviço de algo maior, trazendo a perspectiva do eu faço, eu decido.

Como o movimento foi gerado por estresse, no entanto pode ser mantido com mais consciência, e assim terá uma forte janela de oportunidade para se modificar algo importante no País.

Poderíamos citar, rapidamente a reação de nossa Presidenta Dilma, como prefere ser chamada, conhecida como uma possível 8 no Eneagrama, que claramente, ao perceber perdendo o comando, o poder sendo ameaçado, e a desordem, o não comando, o que pode incomodar a personalidade 8, levando ao ponto de estresse no ponto 5 do símbolo, e se recolhendo analiticamente e estrategicamente, se fechando, se refugiando na cabeça e nos bastidores, a fim de observar e compreender melhor antes de agir.

O que vai definir suas ações daqui para frente, também estará regido pelo movimento e pela lei do 7, com maior consciência será muito interessante vê-la retornando ao ponto 8, buscando a Verdade e olhando com senso de Justiça, mas não a sua Justiça e sim a Justiça de uma ordem maior, e se, com mais consciência ainda conseguindo acessar o ponto 2 sendo sensível verdadeiramente aos anseios dos jovens e colocando a sua força a  sua disposição levando em conta o aqui e agora,  fazendo da causa deles a sua, lembrando sua própria luta por dignidade e coerência. Lembrando de como uma criança faz, sem julgamentos, onde força e fraqueza não estão presentes, bem sabemos que isso não será muito muito simples para ela. O seu maior desafio.

Esse é o diferencial do Eneagrama, ele aponta movimentos e não apenas uma visão estática do indivíduo ou de um contexto. Decididamente não somos um Padrão de comportamento, mas um ser Total, que se defende usando um mecanismo de defesa, tornando-se mecânico e previsível, como dizia o armênio Sr. Gurdjieff  “Somos uma máquina humana”. A sabedoria em usar o Eneagrama, está em saber como expandir a consciência sobre si mesmo e sobre o mundo, fazendo a diferença, e sendo parte da mudança para um mundo melhor dia a dia em nossas vidas.

Deixe uma resposta