Quando estiver com pressa delegue para alguém ocupado!!!
Entregar e chegar no horário demonstra:
- Responsabilidade
- Profissionalismo
- Respeito
- Consideração
- Organização
- Capricho
- Confiança
Diariamente no mundo corporativo nos deparamos com atividades, trabalhos atrasados e fora do prazo, e as desculpas são infinitas e muitas vezes criativas. Infelizmente o senso de urgência não está presente em todas as pessoas e o grau de importância dado às tarefas muitas vezes é aquém do necessário. Terreno onde cresce e se desenvolve com vigor a procrastinação, onde atrasos em cima de atrasos vão minando relacionamentos, parcerias, negócios e oportunidades que deixam de acontecer.
Existe uma minúscula e feliz minoria de pessoas que honram seus horários, prazos e compromissos. A impressão que tenho as vezes é que a grande maioria das pessoas desprezam o que foi combinado em termos de prazo e consideram que não tem problema algum atrasar. Por essa fixação com o tempo, data e prazos já me chamaram de intolerante, inflexível entre outras variações. Em um mundo em que todos estão eternamente “na correria”, com atividades pendentes e atrasadas, ser pontual é uma forma de respeito às pessoas.
Essa falta de senso de horário faz com que a produtividade no Brasil seja quatro vezes menor que nos EUA, é isso mesmo, um trabalhador brasileiro tem 25% da produção de um norte americano. Isso faz algum sentido para você?
Horário e prazos, não existe atoa, há um motivo coerente para se definir. O tempo é um recurso finito, limitado escasso e irrecuperável e tão importante para todos. Todas as vezes que falo sobre isso o que estou querendo dizer é o que está bem retratado no filme, Coach Carter, que a propósito todos líderes e gestores deveria assistir, onde um técnico de basquete transformou um time e uma comunidade. Nos treinos que ele ministrava, a mensagem era clara, 5 minutos mais cedo é pontual. No horário, você está atrasado. E atrasado é inaceitável. No filme, todas as vezes que qualquer atleta e aluno chegava atrasado havia uma compensação de todos no time para que todos sentissem a falta que uma pessoa atrasada fazia. Com o tempo, todos entenderam a importância de estar no lugar combinado e na hora certa e pronto para fazer o que precisa ser feito.
Não estou querendo passar a mensagem de forma alguma que não possam existir atrasos, mas deve-se existir comunicação e planejamento. Eventos circunstanciais acontecem, aí a importância da comunicação e sabendo fazer um planejamento sei que não vou atrasar.
Falta de visão sistêmica do todo e da importância das partes, onde todos se complementam.
No mudo esportivo, assim como no mundo dos negócios, estar 1 segundo atrasado garante a derrota e a perda no esquecimento, que distancia da vistoria e do sucesso.
Sua pontualidade diz muito sobre você!
Pense sobre isso.
Faça uma lista das suas atividade pendentes e dos seus atrasos e assuma a atitude de mudança para o sucesso.